Dobradinha Indie: The Hype e Múltipla Escolha

Olá gibiteiros e gibiteiras!

Nosso sagrado post semanal vai ser dedicado a duas HQs independentes dos autores Marcel Ibaldo e Max Andrade.

Eu tenho lido bastante material independente nos últimos tempos e posso afirmar que a maioria erra na dosagem, seja em não colocar muitos elementos de surpresa, tornando a HQ tediosa de ler, ou querendo passar uma trama muito complexa, que no fim ficam muito mais perguntas que respostas (não no sentido filosófico). Isso certamente não acontece com as duas HQs.

As duas histórias trazem um traço de estilo Mangá e trabalham temas centrados em aspectos cotidianos, com umas ressalvas quanto a The Hype. Vamos começar por ela.

the-hype-hq

The Hype traz a história de Mauro, um professor de cursinho que quando criança tinha o sonho de ser um herói. O que aconteceu com ele é o que acontece com a maioria de nós. Temos nossos sonhos um pouco achatados pela vida que vai seguindo. Logo temos contas a pagar e essa vira a prioridade número um.

Um dos pilares da história é a música, e como ela nos leva a emoções, e em poucos segundos podemos viajar no tempo e reviver lembranças do nosso passado. Para Mauro, a música o acompanha sempre no seu trajeto para o trabalho usando seus velhos fones de ouvido (que chegam a dar choque).

Um dia sua vida vira de ponta-cabeça, quando descobre por meio da Garota (Ops! Quer dizer, Jenifer) que o mundo é controlado por uma organização secreta capaz de alterar os rumos da história e controlar os gostos das pessoas. Essa organização escolhe algumas pessoas e faz com que elas ganhem fones de ouvido especiais, pois (SPOILER ALTERT) The Hype (a organização) descobriu que a música possibilita uma força sobrenatural nas pessoas se ouvidas por esse dispositivo, e a intensidade dos poderes varia de acordo com a relação que a pessoa tem com a música que está sendo ouvida.

Não vou desenrolar mais o enredo para deixar o mistério no ar, mas a sequência de cenas é muito legal! Lutas que lembram um pouco o estilo Dragon Ball de lutar (clássica joelhada na barriga) e o encontro de Mauro com seu antigo sonho.

A HQ é em preto e branco, tem 58 páginas e aparentemente é uma história fechada, apesar de ter possibilidade de continuação pela trama. Recomendadíssima e uma ótima surpresa dentro do mercado indie!

 

multipla-escolha.png

Agora vamos falar da HQ Múltipla Escolha. É um trabalho de 2015 dos autores, mas com um tema sempre atual, o vestibular.

Todo estudante que enfrenta esse monstro sabe como é aterrorizante a experiência. Você terminou o colégio, não tem nem 20 anos ainda e se depara com uma das decisões mais importantes da vida (mesmo com o futuro mostrando que não é tão definitivo assim).

Escolher sua profissão é algo difícil, principalmente para os jovens que carregam na bagagem a responsabilidade dos seus sonhos. A variedade de cursos é grande, e a escolha pode ser ou não questão de vocação, pois muitos querem apenas alguma estabilidade financeira no futuro, seguir os passos dos pais, fazer o que os pais não fizeram, entre outras infinitas motivações.

Nosso protagonista, Jeff (ele não gosta de seu nome de nascença), é um estudante enfrentando seu quarto ano de vestibular. Muitos de seus amigos de colégio já estão na faculdade e alguns até quase se formando, mas ele segue firme na ambição de fazer Medicina.

O quadrinho se desenrola no meio do período de provas. Ele recebeu as notas iniciais e está na primeira colocação, faltando agora apenas a etapa de redação, que ele sempre desempenhou bem. O elemento central da personalidade do protagonista é sua arrogância. Aparentemente ele não é capaz de desejar verdadeiramente o sucesso dos colegas, portando-se sempre como se fosse superior aos demais (incluindo a namorada). Isso leva-o a um afastamento com os colegas e a uma briga feia com a companheira momentos antes da etapa final do vestibular. O final me surpreendeu (positivamente).

A história consegue tratar de várias temáticas, apesar de passar num espaço de tempo curto. Expectativa, confiança, arrogância, sentimentos, namoro, pais, tudo convergindo em um único momento. Vestibular é um teste de fogo, principalmente para cursos como Medicina. Se você passou por essa etapa, é impossível não se identificar com a situação. Também é provável que você conheça um Jeff na sua vida.

A HQ é em preto e branco com 40 páginas.

Por enquanto é só! Até semana que vem, pessoas!

Entre as HQs em: https://goo.gl/EeBMnd

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s