Resenha: O Enterro das Minhas Ex

SINOPSE: “O enterro das minhas ex fala da descoberta de novas sentimentos por uma garota que acreditava não se encaixar em lugar algum. Acompanhamos Charlotte através de uma sequência de pequenas histórias que descrevem sua confusa vida amorosa. Em cada capítulo conhecemos uma garota marcante para ela; e em cada história acompanhamos sua luta para atravessar a da insegurança e da confusão e cruzar a linha para a idade adulta”

Escrito pela francesa Anne-Charlotte Gauthier*, O Enterro das Minhas Ex é uma HQ autobiográfica que ilustra o descobrimento da sexualidade da protagonista.

Dividido em três partes, iniciamos a leitura no capítulo Anos Iniciais (1987-1991) de Charlotte que, imersa em um contexto social heteronormativo, se impacta com imagens do corpo feminino na TV e possui um interesse muito específico em ser amiga de algumas garotas que chamam sua atenção na escola.

Cada capítulo é subdividido em pequenas histórias que trazem o nome de uma “Ex” no topo das páginas. É importante mencionar que o termo aqui engloba todas as mulheres que consistiram em interesses da protagonista, sejam estes inocentes, paixonites (crushes, nos termos atuais), amores ou fantasias sexuais.

Retratado em páginas limpas, os quadros são compostos apenas pelos cores preta e azul. A autora se mostra eficiente na utilização destes, explorando bem o jogo de luz e preenchimento em prol da narrativa.

28276131_1647589125308562_1180182167_o

Intercalando páginas completas com folhas em que insere apenas uma pequena intervenção, o respiro de ritmo utilizado pela autora no final de cada subcapítulo funciona muito bem, conferindo também um certo alívio cômico aos finais doloridos de Charlotte. A desenhista se utiliza de ícones e grafias simples, mas eficazes.

Gauthier retrata a história com um traço cartunesco agradável, construíndo planos majoritariamente frontais, mas explorando de forma habilidosa os limites dos quadros e a falta deles.

28275283_1647662915301183_192935440_o

E apesar de ser um retrato gráfico suave – e nunca apelativo – de uma descoberta sexual, a história contada pela autora contém um conteúdo emocional bastante pesado.

Diferente dos dias atuais, em que a presença LGBT+  ganha cada vez mais destaque em diferentes mídias (novela, quadrinhos, filmes e livros), qualquer refúgio de aceitação homoafetiva parece inexistir nos anos inicias da vida de Charlotte.

E a confusão entre amor e amizade vivenciada pela protagonista não poderia ser mais natural, visto que a própria Charlotte, em um momento da trama, encara a palavra ‘homessexualidade’ com um certo horror, sem ter plena consciência de seus desejos e da naturalidade deles.

O tema da rejeição para com a própria sexualidade é ilustrado nas relações complicadas entre o amor e amizade que, na medida em que se definem, vão sendo negadas pelas parceiras de Charlotte. A rejeição dessas relações é dupla, uma vez que tem-se a quebra de um relacionamento  amoroso, mas também a negação dos seus próprios desejos.

A agressividade de negar quem somos – e o que desejamos – é um tema que, infelizmente, encontra bastante respaldo em uma sociedade heteronormativa e preconceituosa. E é justamente aí que reside a importância de uma obra como a de Gauthier. Se encontramos representatividade, ganhamos um aval para sermos quem somos.

E não é à toa que *ALERTA DE SPOILER*, quando finalmente encontra alguém que a aceita como ela é (sua tia, na viagem final dos quadrinhos) os planos desenhados pela autora se tornam infinitamente mais belos, como se a Charlotte estivesse se conectando não apenas com a beleza do lugar, mas com a sua própria.

28312697_1647589188641889_1723256256_o

*  Anne-Charlotte Gauthier é formada na Escola de Artes Decorativas de Strasbourg, trabalha como ilustradora para imprensa e para publicações infanto-juvenis. O Enterro das Minhas Ex é o única HQ da artista que foi traduzida para o português.

* site oficial da artista 

 


Sobre a autora:
Roberta Mandelli é mestra em Design, trabalha como freelancer e adora escrever poesias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s